Pular para o conteúdo principal

Ubuntu 14.04 Trusty Tahr - Análises e novidades

Como todos estávamos esperando, a Canonical disponibilizará hoje o link para download da versão estável do novo Ubuntu 14.04 Trusty Tahr.

Já, bem rápido, juntamos algumas coisas para compartilhar as novidades com você!

Trusty Tahr



Imagem Download Ubuntu

Para que não conseguiu baixar aqui! Links de Download do novo Ubuntu aqui:

Baixar Ubuntu 14.04:



A galera do LinuxVlog fez um vídeo bacana com as 6 melhores novidades da nova versão, confira:



Resumo:

1 – Possibilidade de mudar o tamanho dos ícones no launcher para até 16px

2 – Agora é possível mudar a escala da interface do Ubuntu para telas de altíssima resolução

3 – Aumentar o volume do sistema para além de 100%

4 – Agora é possível escolher exibir os menus na barra de título do próprio programa

5 – Ao pesquisar por um arquivo, poderá clicar com o botão direito em cima do resultado e escolher “Abrir local do item”, para abrir a pasta na qual este arquivo está.

6 – É possível filtrar as janelas exibidas no spread (Super + W) digitando o nome do programa

Veja o post no blog do LinuxVlog,


O pessoal do OMG Ubuntu! Fez um vídeo (em inglês, claro) com as novidades no Unity, veja:



Além das novidades citadas pelo pessoal do LinuxVlog, o OMG comentou sobre estes itens:

Antialias do Windows

Agora as bordas das janelas são ainda mais suavizadas, dando um charme a mais no ambiente gráfico.


Ondulação na janela

Tecla de atalho para bloqueio

Agora, você poderá bloquear a sessão como fazia no Windows (Super+L).

Tela de Bloqueio do Ubuntu



Para entender melhor sobre o recurso de redirecionamento de janelas que foi melhorado, confira:





Outras novidades:

Ubuntu Web Browser

Agora o Ubuntu tem um navegador próprio, com nome de Ubuntu Web Browser foi criado para facilitar na utilização em telas touch screen.

Recurso TRIM ativado por padrão para a Intel e Samsung SSDs

TRIM permite que um sistema operacional de blocos que não são mais considerados internamento por discos SSD. Sem isso, os SSDsse tornará lento ao longo do tempo. É uma espécie de desfragmentador de disco mas para SSDs.

Suporte Nvidia Optimus melhorado

A última nvidia-prime está incluído no Ubuntu 14.04, que melhora a detecção de hardware e resolve outras questões relacionadas ao xorg. Usuários Nvidia Optimus pode alternar facilmente entre Intel e placa gráfica Nvidia usando o nvidia-prime.

Melhor suporte para HiDPI (Retina) exibição

Ubuntu 14.04 terá suporte melhorado as telas HiDPI, como a Retina do MacBook. Além de anti-serrilhamento, janelas canto discutido acima, há várias melhorias em termos de aparência, como vimos nos vídeos acima.

Ilustração

Encontramos alguns links que podem ser úteis:

Deixe o Ubuntu 14.04 perfeito para seu uso - Manual pós instalação

Como habilitar o botão hibernar no Ubuntu 14.04 e no menu de desligamento!

Ativando a função "Minimizar ao clicar" no Ubuntu 14.04 LTS

Como corrigir paliativamente erro de placas Wifi no Ubuntu 14.04 LTS!

Como instalar o ambiente MATE 1.8 no Ubuntu 14.04, 13.10 e seus derivados

Comentários

  1. Sobre a opção 3, no meu notebook ele permite aumentar o volume para mais de 100%.
    E é uma versao anterior...

    Observações a parte, gostei do blog... já adicionei nos favoritos...=D

    ResponderExcluir
  2. Curti o resumo, mas e o gnome 3.12, já tem uma previsão de quando sai o 14.04

    ResponderExcluir
  3. Bacana! Mas aumentar volume acima de 100% existe há muito tempo e não tem nada haver com o Ubuntu... bloquear a tela tbm... e atalhos é só configurar do jeito desejado... a questão dos menus tbm não é novidade... mas adorei as novidades...

    ResponderExcluir
  4. Você pode estar se perguntando o que seria essa análise de tendência. Vou explicar: o Google possui uma ferramenta chamada Tendências. Com ela você consegue verificar a quantidade de vezes que um determinado termo foi buscado no Google. Usando essa ferramenta com os nomes das distribuições Linux, podemos checar como anda o interesse do mundo quanto a essas distribuições. Pegamos as distros Arch Linux, Debian, Ubuntu, Elementary OS, Fedora, Mageia, Linux Mint e OpenSuse. Veja agora uma previsão do que pode acontecer com cada uma delas segundo a tendência das buscas das pessoas por essas distros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Linux no mundo corporativo

Muitas pessoas me perguntaram recentemente sobre a usabilidade Linux em ambientes corporativos, não apenas em relação a servidores mas sim do ambiente como um todo. Resolvi pesquisar um pouco, juntar meu conhecimento e escrever este artigo para clarear as ideias e ajudar quem precisa. O artigo será um pouco extenso mas lhe garanto que valerá a pena. Linux em Ambientes corporativos Apenas para que facilite, abordarei os seguintes temas: 1. Como está hoje? 2. Minha empresa quer migrar, meu Deus! 3. O futuro 4. O Mercado para Empreendedores 5. Para finalizar Como está hoje? De fato encontramos Linux no ambiente corporativo, cada vez mais o número de empresas que utilizam nossa plataforma livre está aumentando. O problema, ou a questão principal, não é a utilização e sim o uso em si. Atualmente a maior parcela de utilização está baseada em servidores com finalidade de firewall, proxy e web. Concordamos que já são bons números e de extrema importância mas e os desktops? Ai esta, de certa fo

Utilizando o Gmail no Postfix

Olá! Eu nunca gostei de configurar o postfix, sempre apanhei um pouco e confesso que não me dou muito bem com ele, apesar de saber, não é minha maior diversão. Eu encontrei um solução para essa configuração rápida, tão mas tão simples que foi impossível não parar tudo e vir compartilhar. O texto é deste link http://eduardobecker.blogspot.com.br/2010/09/fazendo-relay-autenticado-no-postfix.html E vou colar o texto aqui em baixo para facilitar. O autor está de parabéns! Fazendo Relay Autenticado no Postfix com SMTP do Gmail Estava precisando que o Nagios enviasse e-mails de alertas quando servidores apresentassem problemas. Foi então que decidi configurar o Postfix para enviar e-mail usando o smtp do Gmail. ### Estas configurações foram testadas no Ubuntu Server 8, 9 e 10 ### Vamos as configurações! 1) Durante a instalação do Ubuntu Server escolher a opção "Mail Server". 2) Instalar os pacotes e dependências. # apt-get install libsasl

Barra preta no Cairo Dock do LXDE

Depois que comecei a usar o LXDE, não consegui usar a Cairo Dock e, por falta de tempo, deixei de lado. Consegui resolver e, se seu problema for o mesmo, não será mais um problema. Remover barra preta do Cairo Dock Vou direto ao ponto, sem enrolar. Creio que você já tenha o Cairo instalado, então, no terminal: aptitude install xcompmgr    #Depois explico o que é... Crie e edite: /etc/xdg/autostart/xcompmgr.desktop Cole dentro do arquivo:  [Desktop Entry] Encoding=UTF-8 Type=Application Name=xcompmgr Name[en_US]=xcompmgr Exec=xcompmgr Comment[en_US]= StartupNotify=true Salve. Reinicie e abra o Cairo. Ok, resolvido. Só alegria. Meu Desktop (agora mais feliz com o Cairo): Agora para quem tem mais tempo... O que é xcompmgr? É similar ao compiz. Ele nos permite utilizar aquelas frescurinhas de sombras nas janelas e efeitos ao minimizar, sem perder a estabilidade do sistema. No LXDE (Lubuntu no meu caso) não há compiz por padrão e nenhum recurso que forneça isso, ai entra o xcompmgr para res