Pular para o conteúdo principal

Como instalar o Ubuntu [Guia Definitivo]

Vamos iniciar com um tutorial em texto e, futuramente vídeo, sobre como instalar o Ubuntu Linux.

Realizamos a instalação do Ubuntu Linux com 19 passos super simples e rápidos.

Para baixar a versão atual acesse o site do Ubuntu e clique no botão vermelho, referente a versão desejada. Sempre haverá duas versões, sendo que a primeira é a versão mais recente longo suporte e a segunda é versão comum. Selecione a versão deseja e, na próxima pagina, desça até o fim e clique em Not now, take me to the download. Aguarde o Download.

Irei realizar a instalação em uma maquina virtual para facilitar, os passos são basicamente os mesmos em um computador, mudando apenas que ao invés de selecionar a imagem baixada, como irei fazer, você deverá queima-la em um cd e dar boot.

Estou utilizando a versão 12.04, porém, a instalação é basicamente igual para as outras versões.
Me dediquei a tirar print de todas as etapas para que não haja dúvidas mas, caso haja, será um prazer ajuda-lo. Basta deixar um comentário.

Como instalar o Ubuntu Linux [Guia Definitivo]


1# Abra o VirtualBox, clique em NOVO:


2# Dê um nome para sua maquina virtual e clique em Proximo:


3# Defina o total de memória Ram que sua maquina virtual terá e clique em Proximo:


4# Mantenha como esta para criar um disco virtual e clique em Criar:

5# Selecione o tipo de disco que você deseja, eu prefiro o VDI por ser a padrão do VirtualBox:


6# Escolha o tipo de armazenamento do disco, mantenho Dinamicamente alocado por ter a criação mais rápida e não atrapalhar em nada:


7# Nesta etapa você pode alterar o local onde sua maquina virtual será armazenada, pode manter a padrão não tem problema. E, claro, define o limite máximo do disco virtual. Eu mantenho 8 Gb pois é o suficiente para meus testes e, creio que para os seus também.


8# Legal! Estamos quase prontos para instalar o ubuntu! Basta configurar a imagem que baixamos. Clique em configurações:


9# Navegue até Armazenamento / Controladora IDE /  Atributos e clique no CD, conforme imagem abaixo.


10# Agora localize o arquivo que você baixou (Cd do Ubuntu) e selecione-o:



11# Agora clique em Ok.


12# Feito isso, clique em iniciar para darmos inicio a instalação do ubuntu!


13# Clicando em iniciar, a maquina virtual irá, obviamente, iniciar. Aguarde um pouco e abrirá a tela de boas vindas do Ubuntu. Selecione o idioma desejado e clique em  Instalar o Ubuntu. (Você pode testar o Ubuntu sem instalar, basta clicar em Experimentar o Ubuntu.)


14# Verifique que o Ubuntu faz alguns testes básico automaticamente, clique em avançar ou, caso tenha uma boa conexão, selecione "Baixar atualizações enquanto instala".




15# Marque a opção Apagar disco e reinstalar Ubuntu e clique em Avançar.


16# Clique em Instalar agora.



17# Pronto! A instalação esta sendo realizada.


18# Enquanto o Ubuntu é instalado, ele nos pede algumas informações como Onde estamos, Tipo de teclado e dados de acesso. As duas primeiras opções costumam vir sempre corretas pois o ubuntu reconhece perfeitamente. Para os dados de usuário, é simples. Veja:


19# Após a instalação, o Ubuntu irá reiniciar a maquina virtual e retornar solicitando seu login de acesso.
Digite seu login e senha (criados anteriormente) e pronto! Seu Ubuntu está instalado.

Agora é só se divertir e inciar seus estudos. Sempre temos artigos aqui sobre Ubuntu, fique atento e aprenda conosco.

Se houver dúvidas, será um prazer ajuda-lo :)


Para chegar até aqui você usou os seguintes termos:

Como instalar o ubuntu
Como instalar o ubuntu Linux
Como instalar o ubuntu no Virtual Box
Instalação fácil do ubuntu
Instalação do ubuntu
Instalação do ubuntu em maquina virtual
Problemas para instalar o ubuntu
Instalar nova versão do ubuntu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linux no mundo corporativo

Muitas pessoas me perguntaram recentemente sobre a usabilidade Linux em ambientes corporativos, não apenas em relação a servidores mas sim do ambiente como um todo. Resolvi pesquisar um pouco, juntar meu conhecimento e escrever este artigo para clarear as ideias e ajudar quem precisa. O artigo será um pouco extenso mas lhe garanto que valerá a pena. Linux em Ambientes corporativos Apenas para que facilite, abordarei os seguintes temas: 1. Como está hoje? 2. Minha empresa quer migrar, meu Deus! 3. O futuro 4. O Mercado para Empreendedores 5. Para finalizar Como está hoje? De fato encontramos Linux no ambiente corporativo, cada vez mais o número de empresas que utilizam nossa plataforma livre está aumentando. O problema, ou a questão principal, não é a utilização e sim o uso em si. Atualmente a maior parcela de utilização está baseada em servidores com finalidade de firewall, proxy e web. Concordamos que já são bons números e de extrema importância mas e os desktops? Ai esta, de certa fo

Utilizando o Gmail no Postfix

Olá! Eu nunca gostei de configurar o postfix, sempre apanhei um pouco e confesso que não me dou muito bem com ele, apesar de saber, não é minha maior diversão. Eu encontrei um solução para essa configuração rápida, tão mas tão simples que foi impossível não parar tudo e vir compartilhar. O texto é deste link http://eduardobecker.blogspot.com.br/2010/09/fazendo-relay-autenticado-no-postfix.html E vou colar o texto aqui em baixo para facilitar. O autor está de parabéns! Fazendo Relay Autenticado no Postfix com SMTP do Gmail Estava precisando que o Nagios enviasse e-mails de alertas quando servidores apresentassem problemas. Foi então que decidi configurar o Postfix para enviar e-mail usando o smtp do Gmail. ### Estas configurações foram testadas no Ubuntu Server 8, 9 e 10 ### Vamos as configurações! 1) Durante a instalação do Ubuntu Server escolher a opção "Mail Server". 2) Instalar os pacotes e dependências. # apt-get install libsasl

Barra preta no Cairo Dock do LXDE

Depois que comecei a usar o LXDE, não consegui usar a Cairo Dock e, por falta de tempo, deixei de lado. Consegui resolver e, se seu problema for o mesmo, não será mais um problema. Remover barra preta do Cairo Dock Vou direto ao ponto, sem enrolar. Creio que você já tenha o Cairo instalado, então, no terminal: aptitude install xcompmgr    #Depois explico o que é... Crie e edite: /etc/xdg/autostart/xcompmgr.desktop Cole dentro do arquivo:  [Desktop Entry] Encoding=UTF-8 Type=Application Name=xcompmgr Name[en_US]=xcompmgr Exec=xcompmgr Comment[en_US]= StartupNotify=true Salve. Reinicie e abra o Cairo. Ok, resolvido. Só alegria. Meu Desktop (agora mais feliz com o Cairo): Agora para quem tem mais tempo... O que é xcompmgr? É similar ao compiz. Ele nos permite utilizar aquelas frescurinhas de sombras nas janelas e efeitos ao minimizar, sem perder a estabilidade do sistema. No LXDE (Lubuntu no meu caso) não há compiz por padrão e nenhum recurso que forneça isso, ai entra o xcompmgr para res